quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bolsa família, esmola ou direito da sociedade?



Instrumento de muitos debates, seja no parlamento, seja nas ruas. Há quem chame de esmola, há quem diga que é um direito do cidadão.

Em meu dia-a-dia converso e debato sobre variados temas com as mais variadas pessoas. São várias opiniões diferentes, convergentes, enfim... Sei que vivemos em um país democrático e todos temos direito de expressar nossas opiniões, mas, uma coisa é opinar outra coisa é degradar.

Fui questionado sobre o Programa Bolsa Família e antes mesmo que eu respondesse me disseram que o mesmo (Bolsa Família) não passava de uma esmola... Instrumento de compra de voto. Bom, acredito que há uma disparidade entre esse ponto de vista e o objetivo real do programa.

O BF (Bolsa Família) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O programa integra o Brasil sem Miséria (Programa do governo federal que visa superar a situação de extrema pobreza da população). O Bolsa família garanti o direito à alimentação, educação e saúde a mais de 13 milhões de famílias, ou seja, mais de 40 milhões de brasileiros. É direito de o cidadão ter acesso à educação, saúde e moradia digna, o problema é que somos vítimas de um sistema político que tira esses direitos da população e faz com que algumas pessoas estabilizadas financeiramente achem a pobreza uma coisa normal. 

Vejamos,

Esmola é uma pequena quantia de dinheiro dada a um pedinte por caridade. O BF não é dado por caridade, muito pelo contrário, ele é garantido pela Constituição e é mais que obrigação do Estado pelo menos enquanto vivermos nessa sociedade vítima da desigualdade social.

Compra de votos ocorre quando um candidato oferece um benefício em troca do voto. Se um beneficiado pelo BF decidir votar em candidato X porque este foi o responsável pelo programa, este é um direito do beneficiado e o mesmo (beneficiado) deve ser respeitado por sua decisão, pois, isso significa que ele sabe que políticas públicas é fruto de vontade política.
Sou a favor do Bolsa família e acredito que ele deve ser ampliado ainda mais. O BF é um dos responsáveis pela redução do índice da miséria no Brasil e isso deve ser comemorado!!!

2 comentários:

  1. É isso aí Dário, botou pra lascar!!!!

    ResponderExcluir
  2. A questão é que necessáriamente está´política precisa está aliada a um processo de inclusão desse cidadão a sociedade, incluindo comn educação e assistência por exemplo. Algo que ainda não ocorre em nosso país.Ass; Eklivann Marcel( psicólogo).

    ResponderExcluir