sexta-feira, 25 de julho de 2014

UBES, a esperança de um mundo novo!

É com muito orgulho que vejo hoje, a UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – completar 66 anos de história de luta, em defesa dos estudantes e da soberania brasileira!

Nascida a partir da necessidade da organização dos movimentos “secundas” em uma só entidade, a UBES veio para fortalecer a luta e a representação estudantil em 25 de julho de 1948.

Reconheço a importância e a necessidade de todos os movimentos sociais, mas vejo na UBES o marco da renovação da sociedade, pois ela é a porta de entrada para a imensa maioria da juventude brasileira na luta por um mundo melhor.

Todo jovem têm uma tendência a buscar o novo, a revoltar-se com o que há de errado na sociedade e uma característica forte dos secundas é não guardar dentro sí esse sentimento e “declarar guerra a quem fingi lhe amar!”. É encantadora a beleza do brilho nos olhos e da inquietação perceptível ao entrar numa sala de aula e chamar um estudante pra fechar uma avenida! É uma tremenda rebeldia consequente!

E foi com esse sentimento que a UBES contribuiu com grandes conquistas para o Brasil. Foi assim na luta contra a Ditadura Militar, nas “Diretas Já!”, nas lutas por Passe Livre Estudantil e Garantia da Meia Entrada, na conquista da reserva de vagas!

Sem dúvida, a melhor conquista que a UBES nos traz é a consciência que desperta nos estudantes da necessidade de cada um participar ativamente da construção de um país melhor. Orgulho-me por ter participado de uma geração que após ocupar muitas avenidas, fazer várias Blitz no Congresso Nacional e conversar muito com os estudantes, conquistou 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 75% do Royalties do petróleo para a educação brasileira. Orgulho-me também por ter ajudado na conquista que foi a aprovação do PNE; plano avançado e que garantiu 10% do PIB para a educação, proposta que foi bravamente defendida pela UBES no último periodo.

Não tenho dúvida que muitas batalhas virão pela frente e que esta grande entidade trará muito mais conquistas aos estudantes e ao povo brasileiro.


Vida longa à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário